A alimentação saudável é essencial em todas as fases da vida, e em cada uma dessas etapas apresentam uma importância diferente para o organismo. No caso das crianças, a alimentação é voltada para o crescimento dos ossos, músculos, pele e órgãos. E além da necessidade de energia para brincar, pular e aprender o tempo todo, é nessa fase que se formam os hábitos alimentares e aprendem a gostar ou não, de certos alimentos. Aqui no Loft313, na nossa casa de festas, optamos também em oferecer nas festinhas algumas opções saudáveis além das comidinhas tradicionais são elas: frutinhas, sanduíches naturais, verduras, entre outros, pois nos preocupamos com a saúde dos nossos pequenos e adultos!

Por isso, também nos importamos com os pequenos quando estão na escola, pois é nela que se tem um grande importância na formação dos seus hábitos alimentares e para cuidar disso:

Que tal uma aula de culinária que envolva alimentos saudáveis?

Dessa forma, os alunos podem provar de vários pratos que eles mesmos prepararam, e além de trabalhar o espírito de equipe nas crianças, ainda desperta sua curiosidade para esperimentar novos alimentos.

Uma ótima maneira de despertar a atenção sobre produtos industriais são os rótulos:

A partir dos rótulos podemos descobrir quais são os ingredientes de cada produto, e se realmente fazem bem para a saúde ou não.

Então, basta que os professores peçam aos alunos que levem diferentes produtos para ser avaliados na sala de aula, como: biscoitos, bolachas e doces, por exemplo, para fazerem observações sobre sua composição e debater “se seu cheiro, cor ou sabor foram feitos em laboratórios”, “quais benefícios trazem para o organismo”, “ quais os malefícios com o consumo excessivo”, e se realmente “fazem bem para a saúde ou não”.

E de acordo com as respostas das crianças, o professor pode falar sobre a importância de consumir alimentos naturais, sobre seus nutrientes e qualidades para cada um.

Resultado de imagem para criança se alimentando

Já pensou poder desenvolver um projeto onde todos os professores pudessem trabalhar?

Na matéria de História, por exemplo, os alunos podem pesquisar sobre os hábitos alimentares ao longo dos séculos, como o que mudou, quais as origens de algumas frutas, hortaliças, e qual a cultura na produção e consumo de certos alimentos.

Para o Português, podem confeccionar cartazes sobre alimentação saudável e preparar textinhos sobre a importância da boa alimentação e os problemas causados por esse descuido, até mesmo os hábitos alimentares de cada região, entre outras atividades.

Na matemática, professores podem trabalhar com medidores de ingredientes para cada receita, a porcentagem sobre alimentos mais consumidos na escola e até fazer uma pesquisa sobre subnutrição e obesidade no Brasil representando com gráficos cada índice.

E na Geografia, podem pesquisar sobre os fatores que influenciam no crescimento e desenvolvimento de frutas e hortaliças, e a influencia do solo e clima.

 

Fonte> http://www.followbaby.com.br